top of page
  • Foto do escritorPaty

Saiba mais sobre a Raiva


Vacina é a melhor forma de prevenção contra a Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Acomete os mamíferos, incluindo o homem, e é caracterizada como uma encefalite aguda com letalidade de quase 100%. Portanto, é extremamente preocupante.


Conhecemos e ouvimos mais falar da raiva canina. Por se tratar de uma zoonose gravíssima e fatal é transmitida para outros animais ou para o ser humano através da mordida ou arranhadura do animal infectado. Outros mamíferos como morcegos e guaxinins também podem ser acometidos desta doença.


A doença entra em contato com o infectado no local da mordida ou arranhadura e o vírus logo se replica até atingir o cérebro e glândulas salivares.


Os primeiros sintomas à aparecer nos animais são agressividade, desorientação e muita irritabilidade. O animal começa a perder o domínio de sua capacidade de resistência psíquica e física e fica abatido e descordenado em todos os sentidos.


A popularidade da raiva é apenas em relação ao animal babando... Sendo um dos sintomas, isso ocorre porque os nervos responsáveis pelo movimento de engolir são afetados e acaba babando mais do que o normal.


Pessoal, a raiva é uma doença muito séria! Se você ou seu pet foi mordido por um mamífero aparentemente doente ou mesmo que você não tenha certeza que seja saudável, ir ao veterinário imediatamente é essencial.


Porque após a mordida, se o mamífero que mordeu ou arranhou tiver a doença da raiva, os primeiros sintomas já começam a aparecer e a encefalite se instala. A partir disso, se não devidamente tratada, o prazo para um coma ou óbito do pet é de duas semanas, em média.


No ser humano muda um pouco, aumentando um pouco este prazo, porém, em crianças é preocupante. Os sintomas nos humanos são: cefaléia, náuseas, dor de garganta, mal-estar geral, irritabilidade e angústia.


O ser humano também, se mordido ou arranhado por um mamífero supostamente contaminado pela raiva ou que não se tenha certeza, deve lavar com água e sabão e aplicar produto antisséptico na ferida. E em seguida se dirigir ao médico.


A prevenção desta doença é simples: a vacinação. Até pouco tempo atrás a saúde pública das cidades brasileiras ofereciam, anualmente e gratuitamente, a vacina da raiva para cães e gatos. Mas de alguns anos para cá, isso vem mudando. Em São Paulo, em 2 de Julho deste ano, um comunicado informou que a quantidade de vacinas disponíveis não eram suficientes para a vacinação por isso foi suspensa.


Portanto, nas cidades que a saúde pública não irá aplicar a vacina gratuitamente, é necessário pagar por ela. As clínicas veterinárias aplicam a vacina contra a raiva e o preço em média é de R$ 45,00.


Importante: A vacina precisa ser reforçada todo o ano.


Vamos vacinar nossos pets e assim nós os protegemos contra esta doença e a nossa família também!


Gostou do post? Quer deixar um comentário! Fique à vontade!


Se inscreva no Blog da ThunderPets e receba posts sobre o mundo dos pets.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page