top of page
  • Foto do escritorPaty

Coisa séria: verme do coração


Doença acomete cachorros, gatos e até humanos

Você já ouviu falar da Dirofilaria inmitis ou verme do coração??

Realmente pouco conhecida, esta doença pode atingir, além dos cães e gatos, os seres humanos.

A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e pelo Culex. O tratamento da doença é bem complicado e longo, podendo chegar até 10 meses.

Tem este nome porque o verme transmitido pela picada do mosquito vai até o coração e nos grandes vasos sanguíneos do animal, causando lesões e dependendo da gravidade, pode levar o animal a morte.

Tem tem duas situações quanto aos sintomas desta doença: ou o animal não tem nenhum sintoma, apesar de ter a doença, ou o animal pode apresentar: diminuição do apetite, tosse e muito cansaço ao praticar atividade física.

Quando o animal não apresenta sintomas, ao descobrir-se a doença, pode ser que o tratamento não tenha efetividade.

Por isso é recomendável sempre levar os pets ao veterinário com frequência, informando-o de qualquer alteração em seu comportamento. Se o seu pet não costuma tossir e começa a tossir ligue o sinal de alerta e leve ao veterinário imediatamente! Somente o veterinário poderá realizar o devido diagnóstico.

E este diagnóstico é obtido através da análise de exames de sangue, ecocardiograma, raio-x do tórax e alguns testes antígenos e pesquisa de microfilarias.

O importante é ficar atento quando as temperaturas estão mais altas e a proliferação de mosquitos é maior.

Existem remédios que podem ser dados para prevenir esta doença mas, só podem ser dados para animais com mais de 6 meses de vida e é claro, prescritos por um veterinário.

Vamos ficar atentos ao comportamento de nossos amigos? Esta doença é grave mas se identificada cedo tem cura.

Você já ouviu falar desta doença? Quer deixar um depoimento aqui para a gente?

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page