top of page
  • Foto do escritorPaty

Adestramento de gatos?

Já vimos e ouvimos muito falar em adestramento de cachorros e inclusive já atestamos que é possível. Tem vários programas de TVs que mostram isso... Mas adestramentos de gatos? É possível isso?


Sempre me perguntei isso porque os gatinhos são mais difíceis de ensinar e envolvê-los em alguma coisa. Já tive muitos gatinhos e cachorrinhos e confesso que nunca consegui fazer com que meu bichano fizesse o que eu estava ‘mandando’, diferentemente dos cãezinhos....



Os gatinhos tem comportamentos diferentes dos cachorros mas isso não significa que eles não podem ser adestrados.

A pergunta inicial é: o que é de fato o adestramento??


O adestramento não é simplesmente ensinar o animal a sentar ou deitar. O que dificilmente os gatinhos farão! Rs..


O ato de adestrar um animal é um trabalho muito maior do que isso! O objetivo é a modificação do comportamento, tanto dos animais quanto da família (humanos). Claro que os comandos são importantíssimos, mas é apenas uma parte deste trabalho.


Não é somente o animal que é educado pelo trabalho de adestramento. O ser humano muitas vezes precisa ser reeducado na forma como eles lidam com seus bichinhos porque muitas vezes os problemas de convivência dos animais com os humanos estão na comunicação entre eles.


O adestrador irá facilitar a comunicação entre o tutor e seu bichinho porque afinal cada um fala uma linguagem diferente!


Os gatinhos têm alguns comportamentos naturais que não são muito bem aceitos por seus tutores como arranhar, caçar, marcar território e escalar as coisas... E ainda, por serem mais enigmáticos, passam às vezes a impressão que são indiferentes à tudo. Mas isso não é verdade!! Os gatinhos ficam atentos a qualquer movimento que ocorra em sua casa!


Mas é claro, não podemos generalizar e dizer que os gatos são iguais aos cães, porque, não são. Por isso é um pouco mais complicado adestrar os bichanos.


O ambiente é muito importante no adestramento dos gatos. O instinto de pular e caçar entre outros vêm de seus hábitos naturais, pois além de caçadores de pequenas presas também são presas na Natureza. Não podemos esquecer disso! O que o bichano quer é não chamar muito a atenção ou mesmo fugir!


Por isso no adestramento de gatos o ambiente em que vive é muito importante. O local onde ele vive tem que estar adequado à estas necessidades como por exemplo, prateleiras, arranhadores e esconderijos à vontade para eles.


Uma boa dica é a divisão do ambiente por função: alimentação, eliminação das necessidades e descanso. Com esta divisão o comportamento dos gatinhos tende a melhorar. Além do ambiente isso implica também na divisão dos recursos: potinhos, caminha, brinquedos, etc.


É fácil conferir isso fazendo um mapa dos recursos do gatinho dentro da sua casa e ver se está tudo muito acumulado num local só ou não. E se tiver, é bom dividir.


Quanto ao treinamento, um profissional de adestramento é a melhor opção. Mas você pode tentar também! Não custa nada. Só de fazer as mudanças sugeridas acima, já irá ajudar muito o seu bichano a abaixar o nível de stress e assim, seu comportamento poderá mudar.


Conte para nós uma experiência sua quanto ao adestramento de seu bichano.


Adoraremos saber!


Gostou do post? Tem algum comentário? Fique à vontade!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page