top of page
  • Foto do escritorPaty

Gatos e cães enxergam como nós??


Você já deve ter ouvido falar que não! E realmente... Eles não vêem o mundo como nós, humanos. Vamos dar uma explicada melhor nisso neste post de hoje.


Isso ocorre porque os gatos e os cachorros possuem apenas dois receptores de cores em seus olhos: o azul e o verde. É como se eles fossem daltônicos. A cor vermelha vira verde, o verde fica meio amarelado e o violeta fica azulado.


Embora não enxerguem as cores que nem a gente , eles conseguem ver muito bem no escuro, possuem enorme habilidade para detectar movimentos e são capazes de diferenciar várias tonalidades de cinza. Há estudos que indicam que eles conseguem enxergar até 40% melhor no escuro do que nós!


Às vezes pegamos nossos pets assistindo televisão e pensamos: será que ele está enxergando e entendendo o que está passando na TV ?


Na verdade, as imagens não fazem muito sentido para eles. Devido à velocidade em que é exibida a sequência de imagens, nós a vemos em movimento. Mas como eles enxergam mais imagens em menos tempo que a gente, as imagens para eles na TV estão sempre em stop motion, com cortes em cada cena. As imagens ficam tremidas e aparecem de baixo para cima. Estranho não é ??


Curiosidade: os cachorros conseguem ver de 70 a 80 imagens por segundo e o gato vê 100 imagens! Quando nós vemos alguns canais com 48 imagens por segundo percebemos que tem algo estranho, não é ?


Mas hoje em dia os canais específicos para pets conseguiram resolver este 'problema'. Sim! Existem canais para pets! O DOGTV é um exemplo! Não conhece não?! Dá uma 'googlada' aí! Vale a pena! rs


Basta rodar a programação especial para eles em uma velocidade mais alta. Desta forma, os cachorros conseguem ter uma visão mais parecida com a nossa e sem tremedeira. Eles se preocupam também com a adaptação ao mundo daltônico deles, aos sons e ao enquadramento das cenas.


Desta forma, a TV especial para eles chama a atenção e eles ficam entretidos com o que esta se passando na telinha.


Um dia destes vimos este canal na TV e deixamos por alguns minutos passando. Nossa cachorrinha demorou um pouco mas começou a prestar atenção na TV. Era uma bolinha de pingue-pongue que pingava em uma superfície dura. Portanto, tinha a bolinha em movimento e o som da bolinha batendo. Ela mexia a cabecinha acompanhando a bolinha. Ficou assim por alguns minutos! Foi muito legal! Nunca tínhamos visto ela interagindo assim com algo na TV.


Gostou do post? Tem algo à comentar? Deixe seu comentário!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page