top of page
  • Foto do escritorPaty

28 de Agosto - Dia Nacional do Voluntariado




As Nações Unidas define o voluntário como " jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."


Existem trabalhos voluntários com ações permanentes mas também em ações pontuais. O altruísmo e solidariedade são valores morais são considerados como virtude nos indivíduos.


Em Fevereiro de 1998 foi sancionada a Lei do Voluntariado, direcionando e legalizando o serviço voluntário no Brasil. Os serviços são realizados nas mais diversas áreas de atuação como: ambientalismo, assistência e serviços sociais, desenvolvimento humano, direitos humanos e cidadania, educação, pesquisa e saúde. Na área Pet têm a área de Proteção de Animais.


Inclusive há algumas semanas atrás falamos um pouco sobre ONGs que protegem os animais abandonados no Brasil. Caso você não tenha lido, vale a pena conferir! Segue link abaixo:


https://thunderpets.wixsite.com/blog-thunderpets/blogtp/cachorros-abandonados-no-brasil


Há inúmeras ONGs (Organizações Não-Governamentais) e grupos de pessoas que se solidarizam com alguma situação de necessidade do próximo e trabalham sem receber remuneração alguma. Trabalham apenas pela satisfação em ajudar o próximo.


Neste post trarei para vocês conhecerem dois exemplos de voluntariado na área de Proteção Animal.

A 1a será uma ONG que existe desde 2001 e está localizada em Ribeirão Pires, em São Paulo, chamada Clube dos Vira-Latas. Eu já tive o prazer de fazer uma campanha junto com minhas irmãs no qual arrecadamos doações com amigos e familiares e levamos até eles e podemos conhecer o trabalho maravilhoso deles.


O espaço da ONG pode abrigar até 500 animais e muitas vezes ultrapassa este número. Realizam o trabalho de resgate e tratamento de animais abandonados e necessitados, abrigam os cães, fazem campanhas de castração e conscientização, realizam cirurgias ortopédicas, sessões de fisioterapia e acupuntura, realizam acompanhamento pós-operatório e clínico.


Como podem ver é um trabalho amplo nesta área. E há muitas formas de ajudá-los, desde doando dinheiro ou ração e outros produtos, como remédios, tanto quanto com trabalho voluntário, levando os abrigados à passear, dando banho e fazendo tosa, em campanhas de doação e no transporte destes bichinhos. Ah! As empresas também podem ajudar! Donos de pet-shops podem ajudar a promover as feiras de doações em seus estabelecimentos.


Abaixo segue o site com detalhes de como podemos ajudá-los sendo voluntários!

http://www.clubedosviralatas.org.br/como-ajudar


Como 2o exemplo, trarei um grupo de 4 mulheres que juntaram e criaram o Projeto Amigo Legal Protetoras Independentes. Elas resgatam animais em abandono, castram e realizam a higiene destes animais e organizam feiras de doações. Nas feiras elas recebem doações de remédios e rações aos bichinhos também.


Elas estão na cidade de Santo André, em São Paulo, e sempre estão em busca de ajuda voluntária, seja ela em forma de dinheiro, doação ou trabalho.


Também tive a oportunidade de conhecê-las em uma feira de doação e constatei que elas fazem este trabalho voluntário com muito amor e respeito aos animais. Muitos bichinhos já foram adotados graças ao trabalho voluntário delas!


Elas estão no Facebook caso queiram conhecê-las melhor: @AmigoLegalProtetorasIndependentes.


E então ? Você já faz algum trabalho voluntário ? Já pensou em fazer ? Que tal pesquisar estas instituições em sua cidade, perto de sua casa ? Não precisa ser somente na área de proteção aos animais! Tem muitas áreas que é possível escolher a que melhor que se encaixa no seu perfil.


Aproveitando o post e ao Dia Nacional do Voluntariado gostaria de agradecer à todos os voluntários que de alguma forma contribuem para que o sofrimento dos animais abandonados ou carentes de cuidados sejam amenizados. De coração mesmo!


E é claro, parabéns à todos os voluntários do Brasil, nas mais diversas áreas !


Gostou do post? Deixe seu comentário e compartilhe !


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page